in

A Indie Campers é a empresa que mais cresce em Portugal e está no top 40 do ranking europeu do Financial Times

A Indie Campers é a empresa que mais cresce em Portugal e está no top 40 do ranking europeu do Financial Times

Pela quarta vez, o Financial Times e a Statista selecionaram as 1000 empresas de maior crescimento na Europa, na edição de 2020 do FT1000 Europe’s Fastest Growing Companies. O ranking premeia as empresas europeias que registaram maior taxa de crescimento de receitas entre os anos de 2015 e 2018.

Com um crescimento total de 2878% no período analisado e um crescimento médio anual (CAGR – Compound Annual Growth Rate) de 210%, a Indie Campers – que está presente no ranking pela primeira vez – atingiu um notável 38º lugar, entre empresas de 29 países na Europa. Neste ranking apenas estão presentes empresas que em 2015 ultrapassaram os 100.000€ em receitas e em 2018 ultrapassaram a marca dos 1,5 milhões de euros. No ranking de 2020, a última empresa do ranking cresceu em média 38,4% por ano (face a 37,7% em 2019), fator demonstrativo da crescente competitividade do tecido empresarial europeu.

Fundada em 2013, começou como uma empresa de aluguer de autocaravanas para surfistas. Sete anos mais tarde, identifica-se como um Marketplace de aluguer para Road Trips e conta com uma frota de mais de 2000 veículos, estando presente em 49 localizações europeias, distribuídas por 15 países. Atualmente, a Indie Campers não conta com a ajuda de investidores externos e cresce apenas apoiada nas suas próprias receitas, sendo uma das poucas empresas constantes do FT1000 em que isso se verifica.

A Indie Campers ficou em 38º lugar na classificação geral do ranking

“A presença da Indie Campers no top 40, entre 1000 empresas, de um dos rankings empresariais mais prestigiados a nível europeu orgulha-nos sobejamente e demonstra que o turismo de road trips é mais do que uma tendência na Europa. É, neste momento, uma preferência da maioria dos viajantes a nível internacional, e registamos com satisfação a confirmação de que estamos na vanguarda deste movimento na Europa. Atingir uma posição tão elevada, sendo nós uma empresa detida a 100% pelos fundadores e pela equipa e que competiu neste ranking com várias outras que já receberam milhões de euros de investidores externos, é um fator revelador da dedicação, compromisso e trabalho árduob de toda a nossa equipa. Por tudo isto, estou grato a todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui, reforçando a forte convicção de que continuaremos a crescer significativamente nos próximos anos.” – diz Hugo Oliveira, Fundador & CEO da Indie Campers.

Para este ano, a Indie Campers já anunciou a abertura de 15 novas bases operacionais na Europa, garantiu um aumento de frota que lhe vai permitir ultrapassar os 2000 veículos e está a preparar a entrada no mercado do Estados Unidos.

De forma a manter este crescimento acelerado, a Indie Campers anunciou no final de 2019 que iria recrutar 100 novos trabalhadores para reforçar todas as suas equipas. Para além da contratação numerosa para a área de Operações Internacionais (posições sediadas nas 49 bases servidas pela empresa), há um conjunto de outros departamentos baseados no escritório central de Lisboa para os quais a empresa está a recrutar: Tecnologia, Finanças, Marketing, Business Development, Apoio ao Cliente e Recursos Humanos.