Alguma vez se sentiu motivado pelo conteúdo publicado por um influenciador digital na área de fitness? Seja para comer de forma mais adequada, implementar hábitos saudáveis ou aumentar o nível de atividade física, os influenciadores conseguem motivar os seus seguidores.
Essa motivação, no entanto, não é fácil de implementar nos conteúdos e uma má implementação – na realidade, por vezes, até uma boa implementação – pode conduzir a um efeito negativo nos seguidores.
Então como saber se um influenciador está a oferecer um impacto positivos nos seus seguidores? Ou melhor, como saber se um influenciador é uma boa escolha para investimento de uma marca?
Como um influenciador digital de fitness consegue motivar os seguidores?
Os diferentes profissionais na área do fitness devem ter a capacidade de motivar os seus seguidores. Essa motivação pode resultar numa alimentação mais saudável, numa melhor escolha de comportamentos ou na prática de exercício físico; o importante é que os seguidores tomem uma nova atitude.
Mas como cada influenciador leva os seus seguidores a agir? Antes de tudo, o influenciador deve conhecer qual a sua motivação, ou seja, o que o faz tomar a ação que quer transmitir aos outros. Por exemplo, no caso de Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana), influenciador de fitness no Instagram, a sua motivação foram os filhos.
De acordo com as diferentes motivações, os seguidores podem identificar-se e, nesse caso, o seu comportamento pode ser influenciado. Novamente, Rui Duarte Catana tem uma determinada motivação que o leva a comunicar-se de uma determinada forma. Quem se identificar, sentir-se-á parte da jornada e irá tomar as decisões para mudar.
Além dos influenciadores, os seguidores também têm motivações próprias. Mesmo assim, se o objetivo for o mesmo, podem sentir-se motivados a cada nova publicação.
O impacto desses influenciadores é sempre positivo?
Embora esta nova era digital esteja a ser benéfica para uns, outros não se podem gabar do mesmo.
Vamos, novamente, dar o exemplo de Rui Duarte: os seus conteúdos são baseados em experiências reais, com dores reais e com o objetivo de motivar pessoas reais a obter resultados. Não os seus resultados, mas resultados. Claro que este é um conteúdo positivo e muitas pessoas o sentem – algo visível na enorme quantidade de interações.
Outros influenciadores, principalmente na vertente feminina, não conseguem obter os mesmos resultados. Isto porque imagine que uma influenciadora mostra a sua dieta e tem um corpo desejável pelas mulheres; o que acontece é que ao invés de existir uma aceitação do próprio corpo e uma visão para melhoria no futuro, as mulheres sentem o contrário, levando a uma influência negativa – que, na maioria das vezes, nada tem a ver com as influenciadoras.
Apesar de referirmos que as mulheres são mais suscetíveis, muitos homens passam por este mesmo problema e a realidade é que cada caso é um caso.
Como um influenciador oferece uma experiência positiva?
Como deve conseguir concluir com o que foi dito acima, o influenciador não tem poder sobre a forma como o seguidor interpreta o conteúdo. O conteúdo pode ser realmente motivacional para a pessoa, como pode ser algo muito negativo.
No entanto, para que a maioria dos seguidores tenha uma experiência positiva, pode transmitir o lado da aceitação. Não queira que os seus seguidores sejam como você, mas sim que sejam a melhor versão de si próprios.
Se quer trabalhar com um influenciador digital na área…
Concluindo um pouco o que foi dito acima, a linha entre o que é um conteúdo que impacta positivamente ou negativamente e o que é e não é motivacional é difícil de definir. Sendo assim, como sabe que o investimento num determinado influenciador é uma boa escolha
Comece por analisar a voz do influenciador e os princípios que este transmite ao longo do seu perfil. Se pretende divulgar uma loja de alimentos vegan e o influenciador se baseia na dieta paleo, não vai obter os resultados esperados.
Outro aspeto que deve ter em consideração é a história do influenciador. Conhecer o seu passado e as histórias transmitidas, vai ajudar a que entenda se existiu algum comportamento que irá colocar a sua marca em risco.
Analisar a relação que o influenciador tem com os seus seguidores também é essencial. Além da relação, o quanto o influenciador está presente na vida das pessoas? Um influenciador presente irá oferecer muitos mais benefícios à sua marca.
Por último, não tenha em atenção, apenas, as métricas. Se esta for a sua única forma de avaliação, pode ficar desiludido.