Categories: Dicas
| Em
14/08/2019 14:41

Ar condicionado automóvel

Tendo sido instalado pela primeira vez num carro em 1993, os ares condicionados actuais podem ser encontrados em qualquer veículo, desde um pequeno hatchback citadino até a carros luxuosos da classe executiva.

O princípio de funcionamento do ar condicionado baseia-se na transferência de calor que ocorre entre um condensador no compartimento do motor e um evaporador no habitáculo. A transferência de calor acontece com a ajuda de um compressor, uma válvula de expansão e um secador. Todos estes elementos são semelhantes aos instalados nos ares condicionados domésticos ou comerciais. Mais, os ares condicionados para automóvel utilizam fréon, que também é utilizado como lubrificante para o compressor.

São utilizadas estações especiais para abastecimento de líquido de refrigeração para medir o nível, descarregar o líquido de refrigeração e para a pesquisa de fugas. A utilização do ar condicionado no carro tem duas desvantagens. Existe um maior consumo de combustível e perda de potência do motor, já que o compressor funcionar com recurso à correia da distribuição do motor. Existe uma perda de potência média do motor de 3 a 4 cv. É por isso que é mais razoável instalar ar condicionado nos veículos mais potentes.

Avarias comuns do AC automóvel:

  • Baixo nível de líquido de refrigeração maioritariamente devido a uma fuga.
  • Condensador ou tubagem danificados.
  • Problemas com cablagens.
  • Escoamento da água condensada entupido.
  • Filtro do habitáculo entupido ou contaminado.
  • Falhas na ventoinha ou no compressor.

Visite sempre uma estação de serviço especializada em caso de problemas com o ar condicionado do carro, já que a manutenção e reparação deste sistema requer habilidades, equipamento e ferramentas especiais. Mais, o sistema está sob elevada pressão, pelo que a sua manipulação pode ser perigosa.

A auto-doc.pt recomenda que compre apenas peças de elevada qualidade para ar condicionado, repare o AC em estações de serviço reputadas e que substitua os consumíveis atempadamente para manter o seu carro em bom estado.

Artigo Patrocinado

São artigos pagos pelas entidades em causa com o objetivo de dar a conhecer uma ideia ou um produto a todos os nossos leitores. Os conteúdos são da responsabilidade das mesmas.