Tendo em vista a promoção dos hábitos de leitura em todas as idades, as Bibliotecas Municipais do Porto estão a impulsionar diferentes sessões. O Clube Juvenil de Leitura, de entrada livre, destina-se a jovens entre os 12 e os 18 anos. A estreia desta atividade está marcada para o mês de novembro, sendo que a participação é sujeita a inscrição prévia.
A primeira sessão do Clube Juvenil de Leitura, um espaço de encontro e partilha de ideias, está marcada para dia 30 de novembro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), com a leitura da obra “Frankenstein”, de Mary Shelley. O momento configura uma oportunidade para os jovens mergulharem na literatura fantástica e discutirem temas que habitam os livros e a imaginação coletiva.
Sessões para leitores mais experientes
Para os leitores mais experientes, a primeira sessão do mês do Clube de Leitura Sénior decorre no dia 14 de novembro, às 14h30, na Biblioteca de Autores Portuenses, no Liceu Alexandre Herculano, para discutir “A Dama Pé de Cabra”, de Alexandre Herculano. A segunda sessão, pensada para os inscritos no projeto Trajetórias, decorre no dia 27 de novembro, na Junta de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com foco na obra “O Hotel Jack Randa”, de Alice Munro.
Ainda no dia 14 de novembro, às 18h30, a BMAG recebe o Clube de Leitura para Adultos, com os contos “A Carta Roubada”, de Edgar Allan Poe, uma obra-prima do género policial que permite aos leitores explorar a genialidade do autor através de enigmas e narrativas repletos de mistério e reflexão.
Descobrir autores portuenses
Para além dos clubes de leitura, as bibliotecas arrancaram com a rubrica “45 Minutos de Conversa Fiada”, que convida a descobrir, discutir e refletir sobre as obras e a vida de autores locais, criando uma ligação mais profunda com a literatura portuense e o gosto pela escrita.
As atividades são gratuitas, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, sujeitas a inscrição prévia ou de entrada livre, estando limitadas à lotação do espaço. Além de promoverem o gosto pela leitura, as iniciativas criam um ambiente de troca de ideias e enriquecimento cultural para toda a comunidade.
Mais informações sobre inscrições podem ser consultadas aqui.