PUB
Categories: Informação
| Em
02/03/2020 18:30

Câmara do Porto já tem plano de contingência para fazer face ao coronavírus

A Câmara do Porto já dispõe de um plano de contingência composto por uma série de procedimentos de prevenção à infeção por SARS – CoS-2 (COVID -19), vulgarmente chamado “coronavírus”, e está a difundir um conjunto de recomendações e conselhos emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

PUB

O referido plano prevê diversos cenários para fazer face à eventualidade de infeção de funcionários municipais e para o possível registo de surtos de coronavírus na cidade, de modo a controlar e combater a sua proliferação.

Áreas de isolamento e circulação, existência de material e equipamento, previsão de condições de teletrabalho, informação e esclarecimento de trabalhadores municipais e, ainda, procedimentos perante casos suspeitos ou confirmados de infeção, vigilância e comunicação constituem diferentes parâmetros do referido plano, que respeita as recomendações da DGS e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Contempla todas as estruturas da Câmara, empresas municipais e participadas e abrange todos os colaboradores das respetivas unidades orgânicas.

Manter o funcionamento dos serviços, preparar respostas à situação, bem como medidas de informação, prevenção, vigilância e identificação de possíveis casos são algumas as prioridades do Plano de Contingência, que visa também preparar o restabelecimento da situação e atividade normais, tão rápido e seguro quanto possível.

Refira-se que, não obstante o nível de atenção emitido pela OMS e o potencial de propagação global do vírus, a escala e gravidade das suas consequências não justificaram ainda a declaração de pandemia, pelo que as atitude mais adequadas são a prevenção sem alarmismos ou “corrida” injustificada às máscaras, por exemplo.

Pelo contrário, a melhor prevenção é constituída por medidas básicas como:

> lavagem frequente das mãos com água e sabão, secando-as completamente (o vírus precisa de humidade para se propagar);

> evitar espirrar ou tossir para as mãos; fazendo-o antes para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel;

> higienizar as mãos após o contacto com secreções respiratórias.

PUB
Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar gosto ➜  
Partilhar
Mais informação sobre CoronavírusCovid-19PortoSaúde
PUB
Comente. Dê a sua opinião
PUB

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência durante a navegação no site

Saber mais