in

CML alarga plano de testagem gratuita a todos os moradores da cidade

Adobe Stock

O Plano Municipal de Testagem de Lisboa COVID 19 vai permitir a testagem gratuita a todos os moradores da cidade de Lisboa, já a partir de amanhã, 15 de abril, deixando de estar limitados aos moradores das freguesias com mais de 120 casos por 100 mil habitantes e a cidadãos maiores de 16 anos.

A Câmara Municipal de Lisboa iniciou um processo de testagem em massa na cidade desde o dia 31 de março, garantindo a possibilidade de dois testes gratuitos nas farmácias de Lisboa todos os meses, nas freguesias com uma incidência COVID mais elevada.

Nas últimas duas semanas o número de farmácias aderentes aumentou significativamente, totalizando hoje mais de 90 estabelecimentos e permitindo uma verdadeira cobertura concelhia, garantindo condições para o alargamento do plano de testagem a todos os moradores da cidade, num processo articulado com as autoridades regionais de saúde.

A autarquia encontra-se ainda em conversações com as associações representativas do comércio e restauração, UACS e AHRESP, para encontrar um sistema de testagem dos profissionais destas empresas, independentemente do concelho de residência desses trabalhadores.

O alargamento do número de testes, efetuados de forma massiva e universal na cidade, é uma medida central de prevenção da propagação do vírus e na promoção da saúde pública.

Sugestões para ti