Sabia que Portugal se encontra entre os 20 países do mundo com maior capacidade de oferta de espaços de coworking?
É verdade, já são cerca de 115 os espaços de coworking em Lisboa, e no Porto a oferta não pára de crescer, atualmente são 37 os espaços na região.
No interior também há uma forte dinâmica de novos investimentos que podem, ou não, vir a ter um papel importante no combate à desertificação.
Após dois anos de sucessivos confinamentos, trabalho remoto e ajustes das rotinas, numa altura em que se prevê que o mundo esteja mais próximo de voltar ao normal, são muitas as empresas e colaboradores que começam a aguardar o regresso ao escritório.
Se por um lado há quem espere ansiosamente por esses dias, há também que prefira um regime híbrido, ou, muitas vezes, modelos de trabalho remoto.
Segundo um artigo do jornal económico online ECO, oito em cada dez trabalhadores portugueses dizem que este regime melhora a sua produtividade, para além disso, trabalhar num coworking pode também ajudar a reduzir os custos das empresas, veja como:
Variedade de serviços
Estes espaços de coworking em Lisboa, Porto ou outra região do país, para além da habitual secretária, cadeira e sala de reuniões, hoje em dia oferecem uma variedade de opções, desde espaços para eventos,cafetaria, bar & lounge, galerias de arte, eventos de networking, aulas de yoga, etc., e à medida que mais empresas adotam práticas de trabalho flexíveis, podemos esperar que a capacidade e a oferta continuem a crescer ao longo do tempo.
Networking
O coworking, ao contrário do que se possa pensar, não é apenas utilizado por freelancers, também as startups e pequenas empresas começam a adotar este modelo de trabalho e um dos principais motivos é a possibilidade de aumentar o networking, ter novas ideias e, por vezes, conseguir parcerias.
Grandes empresas como a Google ou a Microsoft já estão a fomentar esta mudança.
Redução de custos
Pense bem, ao optar por um espaço de coworking não terá contas para pagar – a água, luz, internet, ar condicionado e até mesmo o condomínio já estão incluídos no preço, assim como a manutenção do espaço e do equipamento.
A responsabilidade por todas essas questões fica a cargo do coworking, constituindo também uma poupança de tempo.
Flexibilidade
Alguns coworkings oferecem um escritório virtual, permitindo que a sua empresa possa ter um endereço oficial (utilizando o do coworking).
Esta possibilidade dá-lhe mais flexibilidade uma vez que poderá trabalhar a partir de qualquer lugar e ao mesmo tempo manter uma estrutura física para lhe dar mais credibilidade junto dos seus clientes.
Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
O aumento da flexibilidade no local de trabalho, está diretamente relacionado com o aumento da motivação e bem-estar dos funcionários, fazendo com que haja um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Os funcionários que abordam o seu trabalho com uma mentalidade flexível são geralmente mais felizes e dedicados ao que produzem.
Troca de conhecimento
Num espaço de coworking geralmente juntam-se pessoas com backgrounds muito diferentes, o que poderá ser uma mais valia em questões como resolução de problemas ou até mesmo no aumento da criatividade.
74% dos profissionais afirmam ter um aumento na produtividade depois de começarem a trabalhar num espaço de coworking, de acordo com a pesquisa global da Deskmag and Deskwanted. Fomentar a produtividade e a criatividade é parte da cultura do espaço de coworking.
Aumento da autoestima
Pesquisas mostram que os profissionais que utilizam espaços de coworking têm mais probabilidade de ver o seu trabalho como significativo.
Isso deve-se ao fato de que espaços de coworking abrigam uma ampla gama de membros que trabalham em diferentes setores, o que minimiza a política interna ou a concorrência direta que normalmente é encontrada em escritórios tradicionais.
Além disso, trabalhar dentro de um ecossistema diversificado pode tornar a própria identidade profissional mais forte.
Modalidades de trabalho
O ambiente de trabalho criado pelos espaços de coworking estimula as pessoas a acreditarem mais nas suas capacidades e a partilharem conhecimento, fazendo com que estas se sintam mais motivadas e consequentemente mais produtivas.
São várias as modalidades que estes espaços oferecem, podendo optar por ter uma mesa fixa, trabalhar numa “hot desk” ou ainda ter uma sala privada.
Tudo isto com as várias conveniências que estes espaços proporcionam como café, espaços de descanso, eventos de networking ou até sessões de contabilidade.