É comum dizer-se que não existe uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.
Isto é ainda mais importante se estivermos a falar de marcas, especialmente num momento de crise económica em que ainda subsistem algumas incertezas em relação ao futuro.
Uma das formas de reestabelecer a confiança dos clientes e cativar novos consumidores para os produtos e serviços das empresas passa, indiscutivelmente, pela adoção de estratégias de marketing e comunicação mais assertivas e eficazes de que os brindes promocionais, são um dos melhores exemplos.
Para além de apresentarem um rácio custo/valor atrativo, os brindes promocionais são uma excelente ferramenta de fidelização dos clientes, uma vez que permitem uma maior memorização da marca, um impacto massivo da mensagem que se quer transmitir e “viralização” da mesma se esta for cativante.
Ligação emocional
Podemos encontrar um belo exemplo do que acabamos de dizer na cadeia de retalho alimentar Lidl.
Com a sua campanha de artigos de merchandising integrados na coleção da sua marca de roupa, o Lidl gerou uma relação de proximidade e gratidão com a empresa, contribuindo para solidificar um vínculo que começou por ser comercial, e que acabou por converter-se em algo emocional.
Apesar das sapatilhas e meias personalizadas apresentarem o logotipo do Lidl, a verdade é que isto não desincentivou o seu uso, pelo contrário, estas peças de edição limitada tornaram-se num fenómeno não só das ruas, como também das redes sociais, uma vez que a cadeia retalhista incentivou o uso da sua aplicação para dispositivos móveis para a partilha das imagens dos clientes com as meias e as sapatilhas calçadas.
Esta conversão de algo comercial em emocional entra no campo da psicologia do consumidor, mais concretamente naquilo a que se chama a Lei da Reciprocidade.
Diz-nos esta lei que o subconsciente desempenha um papel muito importante na relação com um cliente e que este, quando recebe algo grátis de uma empresa, fica com a sensação de que, em algum momento, deverá devolver esse favor.
Isto faz com que o cliente acabe por nutrir um sentimento positivo em relação à marca que lhe entrega algo útil e grátis.
Repetição e visibilidade
Para além desta “dívida de gratidão”, os brindes promocionais têm um papel importante no reforço da comunicação junto dos consumidores. Como?
Através da repetição dessa mesma mensagem nos brindes personalizados que as pessoas levam para casa.
Canetas, canecas, garrafas, sacos ou, como vimos no caso do Lidl, peças de vestuário personalizadas são não só veículos de transmissão e “repetição” extremamente importantes na comunicação da marca, mas também, como são algo útil para o dia-a-dia, acabam por ser sinónimo de maior visibilidade para a empresa ao longo do tempo junto de um maior número de pessoas.
Por exemplo, quando alguém veste uma camisola promocional para fazer jogging, a marca será apresentada, ainda que informalmente, a outras pessoas, o que contribuirá para a disseminação da imagem da empresa.
Se não sabe por onde começar, a Gift Campaign dá-lhe uma ajuda. Esta empresa 100% online especializada em brindes promocionais, coloca à disposição das marcas uma série de camisolas ou sweatshirts personalizadas baratas, que permitem incorporar o seu logotipo para oferecer a clientes ou a colaboradores da empresa.
Estas peças de roupa são muito indicadas para distribuir em campanhas de Marketing e Publicidade durante os meses frios, sendo um complemento ideal tanto para os próprios trabalhadores da empresa como para reter e conquistar clientes.
Também são brindes muito adequados para empresas que organizam atividades e excursões ao ar livre, principalmente em lugares ou épocas em que predominam as baixas temperaturas. E, nesses casos, pode sempre complementar as sweatshirts personalizadas com um cachecol ou um gorro, criando um kit promocional muito útil e eficaz em termos de Branding.
Fidelização
Ao associar a entrega de um determinado brinde promocional a, por exemplo, a um certo número de compras ou conquista de um objetivo de pontos, as marcas acabam por fomentar a taxa de fidelização dos clientes aos seus produtos.
Além disto, a realização de concursos e sorteios entre os clientes mais leais, oferecendo-lhes brindes promocionais mais significativos, garantem a sua permanência como membros da comunidade.
Como se pode perceber, as vantagens da inclusão de brindes promocionais nas estratégias de Marketing de uma marca são imensas.
Além de reforçarem a imagem da marca e gerar um sentimento positivo em torno à mesma, os brindes promocionais representam um importante incentivo para regressar a um determinado supermercado, contribuindo assim para a conquista, fidelização e retenção de clientes, especialmente num momento tão delicado em termos económicos para milhares de empresas portuguesas.