Crédito Pessoal Online: Passo a Passo para Pedir o seu Empréstimo

Saiba como se preparar para pedir crédito pessoal

O crédito pessoal é um tipo de empréstimo que permite solicitar uma certa quantia de dinheiro, pagando-a depois através de prestações fixas ao longo de um determinado prazo. Pode ser solicitado para as mais variadas finalidades: formação, obras em casa, aquisição de veículos, face a alguma emergência, ou um dos mais recorrentes o crédito pessoal para férias.

Sem dúvida que o crédito pessoal online veio facilitar o processo de pedidos de empréstimos, mas não é por ser mais fácil que deixa de ser um processo que exige rigor e responsabilidade da parte do cliente. Afinal, é das suas contas que estamos a falar e na relação de confiança e responsabilidade que se vai estabelecer com uma entidade financeira ou bancária. Preparámos uma lista para melhor o preparar para o pedido de créditos pessoais.

Avalie as suas contas

Pedir crédito pessoal deve ser uma opção tomada com cuidado. Primeiro tem que saber se tem condições para pagar o empréstimo que está a solicitar à entidade financeira.

Antes de mais, saiba qual é a sua Taxa de Esforço – o rendimento disponível depois de subtraídos todos os seus encargos mensais. Esta encontra-se dividindo o valor dos seus encargos financeiros pelo rendimento liquido do agregado, multiplicando depois o valor encontrado por 100. Idealmente, a Taxa de Esforço deverá ter um máximo de 30 %.

Antes de avançar para o pedido de créditos pessoais, pese o impacto destes no seu orçamento familiar, sabendo também aquilo que pode gastar em face das condições que tem. Assumir créditos pessoais representa um compromisso que se deve honrar. Deste modo, comece por fazer as contas “dentro de casa”. Se optar por avançar para um crédito pessoal, peça apenas o valor que necessita.

Analise o mercado

Para se pedir crédito pessoal tem que ter no mínimo 18 anos e ser residente em Portugal. Créditos pessoais são sinónimo de responsabilidade, pelo que algumas entidades bancárias e financeiras podem requerer, para além de documentação de identificação, comprovativos relativos à sua situação fiscal e profissional.

O seu histórico de crédito que consta Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal será também tido em conta pela instituição quando for pedir crédito pessoal. Com a diversidade de oferta de créditos pessoais, o primeiro passo será realizar simulações nas várias entidades que disponibilizam este produto. Poderá assim comparar juros, prazos e taxas. Quanto a estas últimas, terá que ter em conta a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) como termo de comparação. Esta representa o custo total do crédito pessoal, incluindo os juros a pagar, custas do processo, comissões e o valor dos seguros associados ao crédito pessoal online.

Terá ainda que ter em conta o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), que indica quanto irá pagar exatamente pelo financiamento a contratualizar. Outro número que salta à vista é o valor da prestação mensal; valor esse que também ajudará a definir qual dos créditos pessoais é o menos oneroso. Informe-se sobre todos os termos do contrato e os extras que neste constam, mormente os custos de pagamentos atrasados do crédito pessoal.

Avance com o Processo de Pedido de Crédito Pessoal

Pedir crédito pessoal é um processo simples, havendo até instituições com soluções de crédito pessoal online com pré-aprovação imediata. Para tal, basta preencher um formulário, onde se indica qual a finalidade do crédito pessoal, o montante necessário e o prazo preferido.

De seguida terá que enviar a documentação (BI / Cartão de Cidadão, última declaração de IRS, últimos três recibos de vencimento, comprovativo de morada e de NIB) com a cópia do contrato impresso e assinado, esperando pela resposta definitiva da instituição com a aprovação definitiva. Poderá sempre esclarecer as suas dúvidas ao longo do processo através da linha de apoio nos respectivos sites.

Quando o pedido for finalmente validado, o valor será depositado na sua conta. Os valores apresentados nos créditos pessoais dependem de instituição para instituição. No caso do Unibanco pode solicitar um crédito pessoal de 5.000 a 50.000 euros, com prazos que vão dos 24 aos 120 meses.

Cuidados a Ter

Para terminar, nada como rever a matéria dada. Pedir crédito pessoal online deve ser uma decisão muito ponderada. Deverão ser feitas todas as avaliações, não só à sua vida financeira, como relativamente aos produtos disponíveis no mercado. Tenha em conta que os créditos pessoais de carácter imediato contêm algum grau de risco para as instituições financeiras, o que se reflete nas taxas de juro praticadas. Assim, compare ao pormenor para saber qual a melhor solução para si.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados