in

Dia Aberto para visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia

Ruínas Romanas de Tróia

Com o retomar de escavações e a reabertura ao público das Ruínas Romanas de Tróia, surge a oportunidade única de vir saber um pouco mais sobre os trabalhos que decorrem neste sítio milenar e que os visitantes poderão experienciar in loco no dia 7 de Maio, sexta-feira.

As escavações, iniciadas em Abril, revelam já ocupações anteriores ao chamado Palácio Sottomayor e permitem um melhor planeamento dos futuros trabalhos de valorização desta área da península de Troia. O antecipar dos trabalhos arqueológicos, previstos na Declaração de Impacte Ambiental da UNOP 4, permite que esta área, de elevado valor patrimonial material e imaterial, seja devidamente enquadrada e protegida e que os trabalhos de valorização não sejam interrompidos ou provoquem custos elevados em alterações de projecto durante o decorrer de futuras obras.

Ruínas Romanas de Tróia

Segundo a responsável pelo sítio arqueológico, Dra. Inês Vaz Pinto, “na sequência da pandemia que permitiu uma fase intensa de trabalhos de inventariação e estudo de peças, e de elaboração de relatórios científicos, podemos agora retomar os trabalhos de campo e conhecer mais um pouco sobre a história de Troia”.

Em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, 6 alunos do 1º ano de Animação e Intervenção Sociocultural irão orientar visitas às diversas áreas de escavação. As visitas terão um número limitado de participações, pelo que requerem inscrição, através do email [email protected]. Cumprindo-se as recomendações da DGS e o ainda desejável distanciamento social, os grupos não terão mais de 10 pessoas, sendo possível inscrever-se nos seguintes horários: 10h; 11h; 11h30; 14h30; 15h e 16h.

Será assim possível, no dia 7 de Maio, vislumbrar o passado desta área da península de Troia, posto a descoberto temporariamente pelas novas investigações, onde a evidência da ocupação de época contemporânea tem ganho nova dimensão e revelado interessantes dados sobre uma época mais recente do sítio arqueológico.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Um escaravelho é o Animal Cavernícola de 2021 em Portugal

Jovem invade creche no Brasil e mata três crianças e duas funcionárias à facada

Sugestões para ti