Categories: Dicas
| Em
26/08/2019 16:52

Este verão não viaja? Não perca estas dicas de entretenimento para aproveitar as férias em casa

É tempo de férias, e a maioria das pessoas procura viajar nesta época, para aproveitar melhor a pausa na escola, universidade ou no trabalho.

Mas se você é um dos que acabaram por não conseguir fazer uma escapadinha este ano, não precisa de se desesperar.

Mesmo em casa é possível ocupar o tempo de forma divertida e interessante, realizando atividades variadas, para todos os gostos e idades.

Neste artigo, reunimos algumas dicas e sugestões de entretenimento ideais para quem vai passar os dias de férias em casa.

1. Fazer uma maratona de filmes e séries

Nos últimos tempos, as séries têm dominado as conversas entre amigos e nas redes sociais. Com opções diversas, este tipo de programa deixou de ser visto como um simples passatempo para se converter, em alguns casos, em uma verdadeira obsessão. Policial, documental, humorística, dramática… seja qual for o seu género de preferência, de certeza que encontrará uma série para si. Por isso, que tal usar os dias livres para fazer uma maratona de uma série ou dos seus filmes favoritos, e mergulhar numa trama envolvente durante horas? Para os cinéfilos, este período de férias também é uma ótima oportunidade para ver, por fim, a lista dos nomeados aos Óscar que tinha pendente, ou para rever as obras dos seus realizadores de eleição.

2. Cozinhar novas receitas

Se é dos que adoram criar novos pratos, tem agora uma ótima oportunidade para pôr em prática os seus talentos culinários. Então, por que não procurar receitas diferentes e testá-las na sua cozinha? Faça uma pesquisa de pratos exóticos e procure ideias que combinem com os dias de chuva de verão. Depois, é só convidar os amigos, preparar a mesa e desfrutar de um almoço ou jantar agradável com as receitas criadas ou preparadas por si. Para terminar da melhor forma, que tal aventurar-se também com uma deliciosa sobremesa? Não duvide dos seus dotes gastronómicos e surpreenda os seus convidados com saborosas criações.

3. Desafiar os amigos para um jogo de tabuleiro

Tradicionais e sempre divertidos, os jogos de tabuleiro são uma boa opção para aqueles dias em que não sentimos vontade de sair de casa. Quer seja um fã de clássicos como o xadrez, as damas ou o gamão, ou um fanático por jogos mais modernos e elaborados como o Carcassone, para dar apenas um exemplo, tem nos jogos de tabuleiro uma garantia de emoção durante horas e uma maneira divertida de aproveitar as férias. Para quem tem filhos, este tipo de atividade também é uma ótima forma de transmitir novas experiências e conhecimentos, caso escolha jogos que exercitam a mente e estimulam o raciocínio lógico.

4. Divertir-se com uma infinidade de jogos online

Outra sugestão para passar o tempo durante as férias é aproveitar a infinidade de jogos online disponíveis na rede atualmente. Além dos famosos eSports, que têm ganho cada vez mais adeptos e atenção mundial, também é possível divertir-se diretamente a partir do seu lar com os casinos online, por exemplo, participando em jogos que ajudam a aliviar o stress e a melhorar a concentração. E para quem pensa que os jogos são apenas para os jovens, chegou o momento de rever os seus conceitos. Uma pesquisa realizada há alguns anos pelo King’s College de Londres revelou que os jogos online ajudam a manter o cérebro de pessoas com mais de 50 anos “afiados” por mais tempo.

5. Criar objetos artesanais e cuidar da casa

Para alguns esta poderá parecer uma tarefa entediante e aborrecida. Mas para muitas pessoas realizar atividades úteis no tempo livre é uma forma de relaxar e de fazer algo construtivo ao mesmo tempo. Como exemplo, que lhe parece a ideia de procurar tutoriais para elaborar peças de artesanato na Internet e criar objetos de decoração, roupas, brinquedos e outros itens que possam ser reutilizados depois no dia a dia? Outra dica para quem quer aproveitar o tempo sem ficar parado é executar aquelas tarefas que sempre acabam por ser adiadas, como realizar pequenos remendos em roupas antigas, organizar e limpar o quarto ou a garagem, pintar as paredes da cozinha e tantas outras tarefas domésticas que exigem tempo e concentração, que provavelmente não terá noutra altura do ano. Tem outras ideias para desfrutar das férias de verão sem sair de casa? Anote os seus passatempos e atividades favoritas num papel e organize bem o seu tempo, para que estes dias livres estejam repletos de tarefas agradáveis e relaxantes, tornando as suas férias ainda melhores.

Artigo Institucional

São artigos enviados para o Informa+ pelas entidades em causa no artigo na intenção de divulgar, anunciar, participar algo ou um acontecimento. Os conteúdos são da responsabilidade das mesmas.