in

Fórum do Antropocénico: 15, 16 e 17 de junho, no Museu do Côa – Centro Ciência Viva

Direitos Reservados

Museu do Côa – Centro Ciência Viva acolhe o Fórum do Antropocénico nos próximos dias 15, 16 e 17 de junho, precisamente para debater estes assuntos. No vale onde os nossos antepassados deixaram há 25000 anos a sua marca identitária, daremos continuidade ao diálogo que eles iniciaram na pedra sobre a relação entre a humanidade e a natureza mediada, então, pela arte e hoje, fundamentalmente, pela ciência e pela tecnologia.

No dia 15, o debate será essencialmente científico, destacando-se a participação de um conjunto excecional de investigadores de referência internacional de várias áreas, da arte à história, da geologia à museologia. Destaca-se a oportunidade de ouvir dois membros do Anthropocene Working Group (2009) a quem cabe a responsabilidade de fornecer provas convincentes para que o Antropocénico seja formalmente ratificado pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) como uma época geológica.

No dia 16, o Antropocénico será abordado do ponto de vista político, ou seja, o que pode a União Europeia fazer em termos de debate, de legislação e de diplomacia para agir sobre os problemas planetários decorrentes de uma presença desregulada da humanidade no planeta. Destaca-se a medida do governo português de criação do Observatório do Antropocénico, que ficará sediado no Museu do Côa – Centro Ciência Viva e trabalhará em estreita colaboração com outras instituições europeias, nomeadamente o grupo Anthropocene Formations do Max Plack Institute for the History of Science, criando pontes para uma maior participação da lusofonia.

Finalmente, o dia 17 será aberto à comunidade, com a participação de entidades locais, cuja atividade está centrada na divulgação da cultura científica e preservação dos valores ambientais e sociais, e ativistas. Destacamos a participação da Plataforma Ciência Aberta – Centro Ciência Viva Associado, a Rewildening Portugal e o Movimento Beira Serra.

Durante todo o evento estará aberta ao público uma exposição em torno do Antropocénico pelo coletivo Guarda Rios.

Fórum do Antropocénico é organizado no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, e está integrado num conjunto de iniciativas que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está a organizar sobre este tema.

Sugestões para ti