Após terem esgotado em pouco mais de 3 meses, os sacos de compras “goodbag”, com um mini-chip incorporado que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados, estão novamente à venda, mas agora, em todas as lojas Continente. Em junho do ano passado, os sacos à venda em 70 lojas Continente permitiram plantar 12.655 árvores e recolher o equivalente a 59.910 sacos de plástico do oceano.
Por cada goodbag comprado, é plantada uma árvore em nome do cliente, e, sempre que o levar às compras, é recolhido plástico do oceano. As frases eco-friendly “Less is more”, “Think outside the bag” e “0% plástico, 100% fantástico” são o mote dos sacos, que custam 5,00€ cada um e que podem ser reutilizados nas lojas aderentes.
Após a compra de cada goodbag, o cliente deve aceder à app com o mesmo nome(gratuita, disponível para android e iOS), ativar o QR code da etiqueta e ‘resgatar’ o primeiro reward: plantar uma árvore. Por cada vez que levar o goodbag às compras (a uma loja aderente), basta abrir a app, passar o telemóvel pelo mini-chip incorporado no saco (que faz scan do mesmo, através de tecnologia NFC) e assim garante mais um saco de plástico recolhido do oceano. Na app, além de um mapa interativo com as lojas aderentes, fica também registado o número de reutilizações do goodbag, ou seja, quantas vezes cada utilizador já contribuiu para um oceano mais limpo.
Se o cliente não tiver um smartphone com NFC (ou simplesmente não quiser descarregar a app), quando for às compras ao Continente e levar o saco, basta pedir ao operador de caixa para registar a reutilização, a goodbag garante a recolha de plástico do oceano como se tivesse feito o scan na app.
A plantação de árvores e a limpeza dos oceanos é garantida através dos parceiros Weforest e One Earth One Ocean, ONGs que se dedicam à proteção do planeta e às quais a goodbag se associou.
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos, focado no desenvolvimento de soluções muito concretas para um uso mais responsável deste material, desde ao nível da marca própria, da logística, dos fornecedores, até ao nível interno e também da sensibilização do consumidor.