in

INOV Contacto vai levar 200 jovens portugueses a estagiar em 30 países em 2020

A 24ª edição do INOV Contacto, programa de estágios internacionais coordenado pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e apoiado pela União Europeia, arranca já no dia 27 de janeiro para 200 jovens prontos a aceitar o desafio de estagiar em qualquer parte do mundo, num destino desconhecido e numa entidade ou empresa de reconhecido interesse e mérito para Portugal.

Dirigido a candidatos com formação superior que tenham motivação para desenvolver uma carreira internacional, o programa terá início com o “Seminário de Acolhimento sobre Práticas Internacionais”, que este ano acontece em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), de 27 a 30 de janeiro.

Durante quatro dias, os 200 participantes receberão informação e formação intensiva num programa pensado em colaboração com o ISEG que conta com vários intervenientes de renome, desde professores da universidade a diretores de grandes empresas, abordando assuntos como o futuro das organizações no século XXI, as competências de liderança e empreendedorismo, com o intuito de os preparar para os seis meses que irão estar no estrangeiro. O evento culmina com o momento de divulgação dos destinos, a que se segue a partida à aventura fora do território nacional.

Segundo o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, que participará na sessão de abertura, “o sucesso do INOV Contacto é uma forte validação da missão da AICEP de promover a imagem de Portugal com iniciativas que criam valor para o nosso país e que contribuem para a globalização da economia portuguesa. Numa altura em que a sociedade está a mudar, o programa cria, assim, novas oportunidades que impactam positivamente estes futuros novos quadros e o seu sucesso”.

No dia 27, além do Presidente do Conselho de Administração da AICEP Portugal Global, a sessão de abertura contará com também com a presença da Presidente do ISEG, Clara Raposo e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Baptista Marques. Para o encerramento do seminário, no dia 30, será a vez do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e a Vice-Presidente do ISEG, Ana Morais, estarem presentes.

A iniciar a 24ª edição, ao longo de quase 25 anos, o INOV Contacto já colocou quase 6 mil estagiários em mais de 1.200 empresas e organizações de todas as áreas profissionais espalhadas por 82 países, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão, Irão. Nas primeiras 4 semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade.

Além de terem asseguradas as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino, os jovens que participam no INOV Contacto recebem uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e ainda um subsídio de alojamento que varia entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da ONU, publicado para os países de destino.

Este Programa é atualmente cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pelo Portugal 2020 e pela União Europeia. Venceu em 2019 o primeiro prémio a nível nacional, European Enterprise Promotion Awards (EEPA) e foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos três projetos que melhor contribuem para o enriquecimento de competências para o empreendedorismo.