in

Nestlé Portugal anuncia a criação de 750 novas oportunidades de trabalho para jovens até 2025

Adobe Stock

A Nestlé Portugal vai apresentar no evento “The Future Needs Youth” os novos compromissos da iniciativa Nestlé Needs Youth para o período 2021-2025. No total destes quatro anos a companhia pretende criar mais 750 oportunidades de trabalho para jovens em Portugal. Este evento dedicado à empregabilidade jovem será realizado de forma virtual, no próximo dia 12 de novembro, às 14h00, no canal de Youtube da Nestlé Portugal e as inscrições para participação estão já abertas e podem ser registadas no site: https://empresa.nestle.pt/all4youth. Os participantes no evento podem habilitar-se a uma primeira experiência de trabalho na Nestlé.

Lançada em 2014, a iniciativa Nestlé Needs Youth surgiu como uma resposta da Nestlé ao problema do desemprego jovem na Europa e propôs-se, nessa altura, em criar 20.000 oportunidades de trabalho e de formação para jovens até aos 30 anos de idade no triénio de 2014-2016. A Nestlé Portugal tinha então o compromisso de criar 500 oportunidades de trabalho, o que foi largamente ultrapassado. 

Desde então e até hoje a Nestlé criou já em Portugal 2149 oportunidades de trabalho, de estágio e de formação, tendo mantido uma relação de grande proximidade com diversas instituições de ensino, quer universidades, quer instituições de ensino técnico-profissional e também com outras empresas parceiras de negócio, com as quais está a promover a empregabilidade dos jovens no âmbito da Aliança para a Juventude. Esta Aliança, criada também em 2014, conta em Portugal com 18 empresas de variados setores de atividade.

Segundo Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal, “promover o emprego jovem é apostar na sustentabilidade das empresas, é abrir a porta a novas formas de pensar para a construção inter-geracional de um futuro mais sustentável. É isso que a Nestlé tem feito desde há 154 anos 97 deles em Portugal, trazer para dentro da sua estrutura o talento que existe na sociedade para o desenvolvimento da inovação ao serviço do consumidor”.

Em todo este caminho já percorrido, a Nestlé e os seus parceiros conseguiram criar em Portugal mais de 70 mil oportunidades de ingressão no mercado de trabalho aos jovens portugueses no âmbito da Aliança para a Juventude. São estas várias formas de integração das novas gerações nas empresas vão estar em debate neste evento “The Future Needs Youth”, entre elas está o desenvolvimento das chamadas digital skills e das sustainable skills, mas também a readiness to work, ou seja, a redução de gaps entre as expectativas dos jovens em final de carreira académica e as reais necessidades das empresas. 

Esta aproximação tem sido fortemente trabalhada, não só pela Nestlé mas também pelos seus parceiros de negócio que em Portugal integram a Aliança para a Juventude, quer através de CV clinics (sessões de coaching sobre como construir um CV assertivo), quer com opens days (com convite aos jovens para virem às empresas) e também com a presença em feiras de emprego, para dar a conhecer o que as empresas estão a fazer para os seus consumidores e que oportunidades tem para que os jovens  possam ingressar com o seu contributo, enriquecendo as empresas com as suas soft skills e com o seu agile mindset, algo que é também cultivado pela forma de trabalhar na Nestlé. 

Além destas, a Nestlé tem ainda desenvolvido parcerias de ensino dual com escolas de ensino técnico-profissional, abrindo as suas operações – fábricas e centros de distribuição – para desenvolvimento das componentes práticas de cursos nas áreas de Eletrónica, Automação e Comando, Eletrónica e Telecomunicações, Instalações Elétricas, Manutenção Industrial, áreas nas quais o contexto destas fábricas e centros é muito proficiente. 

Neste evento, onde participam também a Vodafone e a Jerónimo Martins vão ainda ser debatidas as soft skills do futuro e o que estão as empresas a fazer para abrir espaço às novas gerações, sendo premiáveis a novas formas de pensar e de atuar na sociedade, mas também sobre novas formas de parcerias entre empresas para potenciar a experiência do primeiro emprego. No debate destes temas estará a Diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal, Maria do Rosário Vilhena, a Talent Manager da Vodafone Portugal, Sandra Santana, e o Diretor de Recrutamento da Jerónimo Martins, Tiago Gonçalves.

Este evento é também uma oportunidade para os jovens expandirem a sua rede de contactos, conhecerem as prioridades e algumas das iniciativas de empregabilidade jovem que as três empresas participantes – Nestlé, Vodafone e Jerónimo Martins – têm em Portugal.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Algarve volta a ser o Melhor Destino de Praia da Europa em 2020

Gony Zubizarreta é o vencedor da primeira edição do prémio Pedro Lima