informa+
  • Dicas
  • Informações
  • Tendências
  • Curiosidades
  • Receitas de Culinária
No Result
View All Result
SIGA-NOS
informa+
  • Dicas
  • Informações
  • Tendências
  • Curiosidades
  • Receitas de Culinária
No Result
View All Result
informa+
No Result
View All Result
No início do mês o planeta Júpiter ainda se vê virado a Oeste, ao anoitecer, mas aproxima-se cada vez mais do Sol, no céu. No fim do mês começa a cruzar a nossa estrela e deixa de se ver durante algumas semanas, reaparecendo ao amanhecer, lá para o fim de março. Por isso, este mês, […]
O céu de fevereiro de 2022

O céu virado a Sudeste, às 06h33 do dia 27 de fevereiro de 2022. O “pontinho” logo abaixo da Lua é o Telescópio Espacial Hubble (HST). © Ricardo Cardoso Reis / Stellarium

O céu de fevereiro de 2022

Por Associação Portuguesa de Imprensa
1 de Fevereiro de 2022
em Informações
A A

No início do mês o planeta Júpiter ainda se vê virado a Oeste, ao anoitecer, mas aproxima-se cada vez mais do Sol, no céu. No fim do mês começa a cruzar a nossa estrela e deixa de se ver durante algumas semanas, reaparecendo ao amanhecer, lá para o fim de março.

Por isso, este mês, observar os planetas será uma atividade mais para os madrugadores, com Mercúrio, Vénus e Marte todos visíveis ao amanhecer.

No início de fevereiro, Vénus e Marte estão a quase 9 graus de distância um do outro, mas ficam cada vez mais próximos durante este mês, até à conjunção de 12 de março, quanto estarão a menos de 4 graus um do outro. Já Mercúrio é o mais difícil de ver dos três, porque nunca se afasta muito do Sol, no céu, e por isso vê-se sempre perto do horizonte.

Mas o mês começa com uma lua nova logo no dia 1. No dia seguinte, um finíssimo crescente passa a 5 graus do planeta Júpiter, ao pôr-do-Sol. O amanhecer do dia 8 será o melhor dia para ver Mercúrio, pois é o dia em que este estará mais afastado do Sol. Mesmo assim, não esperem vê-lo “lá em cima” – estará no máximo a 8 graus acima do horizonte, quando o brilho do Sol nascente o ofusca. Neste mesmo dia, a Lua atinge a fase de quarto crescente.

Um finíssimo crescente da Lua e o planeta Júpiter, às 18h30 do dia 2 de fevereiro de 2022. Como a Lua se move cerca de um palmo por dia, no dia 3 estará pouco acima do planeta. © Ricardo Cardoso Reis / Stellarium

O dia 9 será o dia em que a “superestrela” que é o planeta Vénus estará mais brilhante em todo o ano. Uma semana depois, no dia 16, a Lua atinge a fase de lua cheia, enquanto o dia 23 será o dia em que Vénus estará mais afastado do Sol, no céu, e por isso mais alto no céu ao amanhecer. No mesmo dia a Lua atinge o quarto minguante.

Mesmo antes do amanhecer do dia 27, o desafio de observação do mês: Por volta das 6:33, irá passar debaixo da Lua, já num minguante bem pequeno, o Telescópio Espacial Hubble (HST)! Segundo a página Heaven Above, que prevê quando é que determinados satélites nos passam “por cima da cabeça”, o HST começa a sua passagem às 06:25:37, virado a Sudoeste e põe-se às 06:35:34, a Este-Sudeste (ESE). Mas logo por cima da Lua, estão os planetas Marte e Vénus, praticamente alinhados com o nosso satélite, com a Lua a 3 graus de Marte e a 8 graus de Vénus. Ou seja, por volta das 6:33 podem ver, de baixo para cima e praticamente alinhados, o Telescópio Espacial Hubble, a Lua, Marte e Vénus.

Mas o desafio não termina aqui! Mercúrio está à esquerda deste quarteto, mas se a Lua, a esta hora, está a 8,5 graus acima do horizonte, Mercúrio estará apenas 2,5 graus acima do horizonte! Podem tentar observá-lo seguindo a trajetória do HST, pois às 06:34:50 este estará à mesma altura que Mercúrio, mas 6 graus à direita do planeta.

Quanto ao velhinho HST, depois de décadas de descobertas inigualáveis, tem os dias contados. O seu substituto, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), já chegou ao local de onde vai observar o Universo e estima-se que comece a operar em pleno lá para junho.

A fechar o mês, no dia 28, a Lua, que se move aproximadamente um palmo por dia no céu, vai passar a cerca de 8 graus de Mercúrio, mesmo antes do Sol nascer.

Boas observações.

Texto por Ricardo Cardoso Reis
Licenciado em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente está a completar o mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, também pela FCUP.
Trabalha há mais de 20 anos em comunicação de ciência, na promoção da cultura científica e em educação não-formal. Atualmente pertence ao Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a maior unidade nacional de investigação da área, e ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, o maior planetário digital em Portugal.
É sócio efetivo da Sociedade Portuguesa de Astronomia, da associação Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e da Rede SciComPT, tendo pertencido aos orgão sociais desta última no triénio 2017-2020.

PartilharTweetPartilhar

Sugestões para si

O que faz um Speaker Desportivo e porque está cada vez mais presente em eventos em Portugal
Informações

O que faz um Speaker Desportivo e porque está cada vez mais presente em eventos em Portugal

Saiba o que é um speaker desportivo, como funciona e onde encontrar em Portugal...

Perder a chave do carro: o que fazer imediatamente para evitar despesas elevadas
Informações

Perder a chave do carro: o que fazer imediatamente para evitar despesas elevadas

Perder a chave do carro pode sair caro. Saiba o que fazer, quanto pode...

Vai comprar online? Os sinais claros de que um site pode não ser seguro
Informações

Vai comprar online? Os sinais claros de que um site pode não ser seguro

Como identificar sites seguros antes de comprar online: sinais claros, HTTPS, reviews, NIF, morada...

Bicho da seda: um ciclo simples que continua a ensinar gerações
Informações

Bicho da seda: um ciclo simples que continua a ensinar gerações

O bicho da seda explicado de forma clara: onde se encontra, o que come,...

Quais são os 5 tipos de geradores de energia e porque importa conhecê-los
Informações

Quais são os 5 tipos de geradores de energia e porque importa conhecê-los

Descubra quais são os 5 tipos de geradores de energia e como influenciam o...

A conta da luz está mais cara? Saiba como escolher o tarifário certo em 2026
Informações

A conta da luz está mais cara? Saiba como escolher o tarifário certo em 2026

Descubra como escolher o melhor tarifário de eletricidade em 2026, evitar erros comuns e...

Tem algo a dizer? Partilhe connosco! Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Nós

O Informa+ partilha dicas e soluções simples para que possas aproveitar melhor a tecnologia no dia-a-dia. Estamos aqui para esclarecer e tornar o mundo digital acessível a todos. Saber mais

Siga-nos no Facebook

Mantenha-se informado com as últimas novidades! Siga o Informa+ na nossa página do Facebook e receba atualizações em tempo real. Não perca nenhuma publicação importante — estamos à distância de um clique!

Informações Técnicas

Este website é desenvolvido e gerido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio. (Transformamos as suas ideias em realidade digital. Contacte-nos agora, para saber mais.)

  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

2026 © Informa+

No Result
View All Result
  • Dicas
  • Informações
  • Tendências
  • Curiosidades
  • Receitas de Culinária

2026 © Informa+