in

O papel da cozinha na dinâmica familiar

O papel da cozinha na dinâmica familiar
Direitos Reservados

Modelos de cozinhas refletem importância atual do espaço

Está a pensar em cozinhas por medida? Cozinhas modernas com ilhas? Precisa de recomendações sobre fabricantes de cozinhas? Este artigo foi escrito a pensar em si.  “Querido, cheguei a casa”. A frase mágica soa quase a toque de reunir na cozinha, o novo lugar de convívio e partilha numa casa que se preze. Há muitos anos, a cozinha era apenas um lugar de bastidores na dinâmica da casa. Hoje, se não é a grande protagonista, está perto disso. 

Na vida contemporânea, os casais trabalham até tarde e as famílias encontram-se verdadeiramente à hora da refeição, sendo esse o tempo que têm para estar – de facto – uns com os outros. Seja quem for o chef de serviço, a verdade é que é na cozinha que a família se junta e convive, esquecendo o stress do dia a dia e mergulhando naquilo que é mais importante: a partilha com os mais próximos. 

Para além desta vertente mais funcional na dinâmica familiar diária, lembre-se do que a cozinha representa hoje em dia. A influência dos programas de TV sobre chefs e gastronomia, bem como a cultura foodie tornarama cozinha num espaço querido nas casas. Cozinhar é um prazer e um hobbie apaixonante! Experimentar novas receitas é um desafio e partilhar tudo isto com família e os amigos é um privilégio, sobretudo numa época em que “ficar em casa” se tornou tão imperativo. 

Os fabricantes de cozinhas têm correspondido às exigências do mercado com modelos de cozinhas, projetos de cozinhas por medida ou cozinhas modernas com ilhas a pensar nestas novas dinâmicas. A Leiken tem sido um dos fabricantes de cozinhas empenhados em projetos de cozinhas por medida e modelos de cozinhas tomando em consideração as dinâmicas e as particularidades de cada família, isto é, a especificidade de cada casa e de cada projeto novo.

Uma das características mais importantes nos modelos de cozinhas, ou nas cozinhas por medida, é o sentido prático. É preciso saber aproveitar o espaço: distribuir bem os móveis e organizar os eletrodomésticos. Tudo isto em função do elemento mais importante: o humano. Aliás, as cozinhas modernas com ilhas representam muito bem essa ideia contemporânea. 

A cozinha na dinâmica familiar

Para lá das questões técnicas – cozinhas modernas com ilhas, modelos de cozinhas, cozinhas por medida, equipamentos e mobiliário – há algo que sabemos sobre modelos de cozinhas que não precisamos que os fabricantes de cozinhas nos digam: este espaço é mesmo muito especial.

Seja enquanto se cozinha ou quando se come, as nossas relações pessoais e sociais passam muito pela cozinha. Tudo se passa à volta do prato. Conversas noite fora, brindes com bom vinho e degustação de petiscos. Ingredientes, texturas, cheiros, sabores, palavras e sorrisos partilhados. A cozinha tem sido um lugar da casa cada vez mais acarinhado. 

Assim, os modelos de cozinhas ou as cozinhas por medida têm vindo a pensar cada vez mais no elemento humano. Importa fazer a pergunta: como se pode valorizar ainda mais o espaço? Primeiro, com organização. Ter a sua cozinha bem gerida é essencial para que este funcione como espaço de dinâmica familiar. Arrume os utensílios. Guarde a mercearia. Escolha eletrodomésticos multifunções. 

Depois, dê alguma boa energia ao espaço. Escolha móveis confortáveis para que todos estejam em casa na cozinha. Acrescente uma planta. Leia sobre Feng Shui e aplique alguns princípios. Modelos de cozinhas também precisam de um elemento “fogo” e, no caso da energia de uma casa, este é representado pelo fogão. Escolher um bom piso para a cozinha também é essencial para que esta seja um impecável palco da dinâmica familiar. Uma escolha boa de piso representa limpeza fácil, algo de que se podem encarregar todos os habitantes da casa. 

Um dos fatores mais importantes nas novas dinâmicas familiares é a sustentabilidade. Porque cada vez mais se sabe o impacto das nossas ações e a importância do legado que estamos a deixar. Por isso, sustentabilidade anda de mãos dadas com a educação – e esta com a dinâmica familiar. Para a cozinha pode escolher eletrodomésticos amigos do ambiente – A, preocupação que deve manter com a escolha da iluminação, na qual pode optar por lâmpadas LED e através do reaproveitamento de águas. Assim, planear cozinhas contemporâneas vai muito para além do conceito de cozinhas modernas com ilhas. Os fabricantes de cozinhas têm em mente que a cozinha é muito mais do que só um espaço. É o seu espaço.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Covid-19: Associação de Comércio de Lisboa espera que alargamento de horários revitalize setor

Artistas negros unem-se numa compilação musical “inédita” contra o racismo