O que é gestão de stock e porque é importante para as empresas?

Saiba como otimizar o stock da sua empresa

Gestão de stock é sinónimo de bem gerir uma empresa. Ter a informação completa e atualizada sobre todos os produtos que se tem disponível, a sua tipologia, quantidade, quando é que estes entram e saem, de onde vêm e para onde vão, agiliza o processo global de gestão de empresa. Isso traduz-se em resultados positivos para qualquer negócio, seja uma plataforma de e-commerce ou um comerciante com espaço aberto e um TPA (Terminal de Pagamento Automático) para realizar transações. Significa isto, claro, que todo o tipo de negócio precisa de uma boa gestão de stock para melhorar os seus resultados.

Antes de mais, uma boa gestão de stock através de um software específico potencia o aumento dos níveis de produtividade, já que liberta os colaboradores para outras tarefas. Ao mesmo tempo, otimiza o espaço de armazenamento físico. Saber onde está cada produto em stock é sinal de que este estará organizado de forma mais eficiente, poupando-se desde logo tempo no processo de entrega do produto ao cliente. Com uma boa gestão de stock terá ainda noção em tempo real da distribuição dos produtos e poderá planear a sua substituição e a quantidade dessa mesma substituição, permitindo não só repor stock como evitar a sua falta futura.

Saber perspetivar a procura por um determinado artigo é fundamental para ver o seu TPA funcionar inúmeras vezes e a sua plataforma de e-commerce ter inúmeros cliques. Isto porque com o bom uso das ferramentas de gestão de stock, saberá também aquilo que os seus clientes procuram, permitindo mantê-los sempre satisfeitos e antecipando também quaisquer necessidades futuras. O que encomendar e quando encomendar é fundamental para evitar perdas desnecessárias. Ao mesmo tempo, mantendo os stocks dentro dos parâmetros necessários, liberta-se esse dinheiro para investir noutras áreas da sua firma.

Saiba que algumas empresas, como a Redunicre, disponibilizam aos seus clientes na respetiva Área de Comerciante, funcionalidades como a consulta de faturação do seu negócio por TPA e as transações da sua plataforma de e-commerce, informações fundamentais para gerir a sua empresa em conjunto com a gestão de stock. Deixamos algumas dicas para melhorar esta componente fundamental em qualquer empresa, num mercado onde os detalhes fazem toda a diferença.

Dicas para Gestão de Stock

Organizar um inventário

A montante de uma boa gestão de stock está a necessidade de criação de um inventário. Terá que, obrigatoriamente, saber que produtos tem e em que quantidades os tem armazenados. Identifique todos os artigos em stock através de um padrão pré-estabelecido (código de barras, por exemplo) que normalize de forma sistemática a organização de todos os seus produtos. Tenha atenção às suas quantidades, lote e fornecedor;

Planeamento de compras

Para além do maior dos rigores na entrada e saída de produtos, e na organização do inventário, um bom planeamento de compras é fundamental. Ter stock parado no armazém representa uma perda que ninguém quer ter. Se tiver uma plataforma de e-commerce tenderá a percecionar de forma mais fácil as tendências, mas caso não seja o caso, saiba antecipá-las. A escolha dos fornecedores é também de enorme importância. Aqui interessará não só o preço e a qualidade, como também a relação de confiança que se estabelece com estes;

Controlo do stock

Controlar de forma integral tudo aquilo que entra e sai do seu stock faz com que este só precise de ser preenchido com o que efetivamente faz falta. Fazer uma análise constante do seu mercado é importante, para manter o equilíbrio entre ter o stock necessário e não em falta ou excesso;

Tecnologia

Há variadas empresas especializadas em software de gestão de stock, e outras, como a Redunicre, que permite, tendo apenas um TPA ou uma plataforma de e-commerce contratualizados, aceder ao volume de negócios a partir da sua área de cliente – outra importante ferramenta para uma gestão integrada do seu negocio.

Seja qual for o seu negócio e qualquer que seja a sua área, desenvolva-se este num espaço físico ou online, use TPA ou plataforma de e-commerce para fazer transações, as tarefas de gestão de stock são fundamentais para que este cresça.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados