O Politécnico de Coimbra (IPC) felicita as suas estudantes Inês Penetra e Beatriz Fernandes que se sagraram campeãs no Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem, que está a decorrer até dia 24 de agosto em Montemor-o-Velho.
Beatriz Fernandes e Inês Penetra, ambas estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), sagraram-se campeãs mundiais universitárias na categoria C2 200 metros ontem dia 21 de agosto. Inês Penetra conquistou também a medalha de prata na categoria C1 200 metros em prova realizada na mesma data.
Inês Penetra frequenta a licenciatura em Fisioterapia e conta já com um palmarés de 4 medalhas de ouro e 4 medalhas de prata em representação do IPC. No último Campeonato Mundial Universitário (2022) tinha conquistado o bronze em C1 200. Beatriz Fernandes frequenta a licenciatura em Fisiologia Clínica e tem um histórico de 4 medalhas de ouro e 1 de prata em representação do IPC. Vai ainda competir no dia 24 de agosto na categoria C1 500. Destaque ainda para Dora Lemos, ex-estudante do Politécnico de Coimbra, que conquistou um lugar nas finais, sendo que ainda vai competir na categoria C2 500 no último dia do campeonato.
Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra com o pelouro do Desporto, felicita a conquista das estudantes e afirma que esta é mais uma prova de que “é possível conciliar uma vida académica com a competição desportiva com sucesso”, sublinhando o esforço, entrega e resiliência das jovens que viram, com estes prémios, recompensado o seu trabalho ao longo do ano.
A responsável realça que o Politécnico de Coimbra incentiva a conciliação dos estudos com a competição desportiva através da atribuição do Estatuto de Estudante-Atleta, que pode ser obtido por qualquer estudante que participe nos Campeonatos Nacionais ou Internacionais Universitários, organizados pelas organizações FADU, EUSA ou FISU, cumprindo os seus requisitos de elegibilidade no âmbito do mérito académico e desportivo, bem como de bolsas de mérito.
Numa abordagem mais abrangente, o IPC promove também a atividade física e a adoção de hábitos saudáveis junto dos seus estudantes e restante comunidade, através da disponibilização de um ginásio no campus da Escola Superior Agrária e de programas de promoção da vida ativa.