Lançado no final de Dezembro de 2021 em parceria com o .PT, o programa de bolsas de estudo universitárias da Huawei já conta com mais de 1700 inscrições provenientes de todo o território nacional.
Com o objectivo de abranger 50 estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia e Tecnologia, esta iniciativa procura colmatar o défice existente em Portugal face ao resto da UE no que concerne à área tecnológica – segundo a Direcção-Geral do Ensino Superior, a percentagem de licenciados nesta área tem vindo a aumentar mas é, ainda, bastante baixa para os padrões da UE (1,9% em comparação com 3,6% na UE).
De acordo com Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social, “a adesão dos estudantes universitários portugueses ao programa de bolsa da Huawei tem sido bastante positiva”, acrescentando que “esta resposta massiva mostra a pertinência da iniciativa, que pretende ajudar os estudantes a suportar os custos associados aos seus estudos, sejam propinas, alojamento ou material escolar”. “Queremos ter um impacto positivo no desenvolvimento do talento nacional em áreas fundamentais para o futuro do País”, remata Diogo Madeira da Silva.
De notar que a Huawei anunciou a intenção de atribuir metade das bolsas a estudantes no feminino, com o objectivo de mostrar um sinal forte de compromisso com a redução do gender gap na indústria. Neste contexto, o programa conta com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a que se junta o apoio do Portugal Digital. “Estamos muito orgulhosos por poder mobilizar recursos para fazer a diferença e liderar pelo exemplo também na promoção de uma indústria mais justa e inclusiva”, acrescenta o responsável da empresa.
Os estudantes interessados podem candidatar-se, ou consultar mais informações, no site oficial do Programa de Bolsas da Huawei.