A Rnters, startup portuguesa que pretende tornar o aluguer tão conveniente como a compra e responsável pela iniciativa Pinheiro Bombeiro, conseguiu angariar neste Natal cerca de 54.911 euros para doar aos Bombeiros Voluntários Portugueses para que possam adquirir novos equipamentos de combate aos fogos. Nesta 5.ª edição da iniciativa de cariz solidário, foram alugados à Rnters perto de 7.000 pinheiros, mais 1.000 árvores do que em 2020.
Apesar de, no ano passado, o contexto social ter sido novamente atípico, as famílias portuguesas aderiram novamente em força à iniciativa Pinheiro Bombeiro, desta vez para uma nova doação recorde. A 5ª edição da iniciativa contou com uma parceria exclusiva com o EDP Planeta Zero, o maior programa de sustentabilidade de Portugal, para a organização de um Mercado de Natal com preocupações ambientais e de sustentabilidade e com parceiros que promovem a economia circular, a redução do desperdício e a segunda vida de bens e objetos.
No Mercado EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro, as famílias tiveram a possibilidade de escolher pessoalmente a árvore de Natal que queriam levar para casa. Neste espaço, que contou com a visita de 18.500 pessoas, foram alugados e escolhidos a dedo quase 80% de todos os Pinheiros. Os restantes 20% foram entregues ao domicílio.
À semelhança do que aconteceu nas últimas edições, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários Portugueses indicará à Rnters quais os corpos de Bombeiros mais necessitados para que a empresa possa adquirir este equipamento com a verba angariada. No total, as edições anteriores desta iniciativa já tinham permitido angariar 96.400 euros para apoiar os Bombeiros Voluntários.
Para Guilherme Guerra, CEO da Rnters, “esta 5.ª edição do Pinheiro Bombeiro voltou a superar todas as nossas expectativas. É cada vez mais claro que os portugueses estão cada vez mais comprometidos com a sustentabilidade e solidariedade. Num ano que voltou a ser tão difícil, em que a ajuda dos Bombeiros foi preciosa, não só no combate aos incêndios florestais, mas também no combate à pandemia, notámos que houve uma grande adesão à nossa causa e vontade de contribuir.”
Com a iniciativa Pinheiro Bombeiro, a Rnters deu a possibilidade de alugar pinheiros que tiveram de ser cortados na limpeza de matas e na prevenção de incêndios, tendo assim uma segunda vida em decorações natalícias. No final de cada aluguer, os pinheiros são transformados em biomassa, finalizando o seu propósito de forma sustentável.
A iniciativa solidária Pinheiro Bombeiro está alinhada com a missão da Rnters que, mantendo o mote do aluguer, ambiciona ter um impacto significativo nas comunidades onde opera, evitando o desperdício e promovendo um consumo colaborativo. De bicicletas a livros, de câmeras fotográficas a pinheiros, é possível alugar tudo através da start-up portuguesa.