in

Turismo Centro de Portugal enaltece distinção das aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João pela Organização Mundial do Turismo

Turismo Centro de Portugal enaltece distinção das aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João pela Organização Mundial do Turismo
Castelo Novo é a única aldeia portuguesa galardoada com o prémio de "Melhor Aldeia Turística 2022"; Ferraria de São João é a única no "Update Programme"

Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas aldeias emblemáticas da região Centro de Portugal terem sido hoje distinguidas ao mais alto nível pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Publicidade

Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, é a única localidade portuguesa galardoada com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2022”, atribuído por esta agência das Nações Unidas. Este ano, a OMT concedeu a distinção de “Melhor Aldeia Turística” a apenas 32 aldeias, de 18 países, o que coloca Castelo Novo numa lista de que poucos destinos se podem orgulhar. Recorde-se que Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, também já tinha recebido este galardão em 2021.

Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco
Aldeia Histórica de Castelo Novo

De acordo com a OMT, “o galardão de ‘Melhor Aldeia Turística’ reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico rural com ativos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental”.

Com esta distinção, Castelo Novo junta-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021 e que reúne 115 aldeias dos cinco continentes.

Já a aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, integra a reduzida lista de 20 localidades, de 17 países, que entram no “Update Programme”, sendo também a única representante portuguesa. Este programa “destina-se a aldeias que ainda não cumprem totalmente os critérios para serem ‘Melhor Aldeia Turística’, mas que justificam o apoio da OMT e dos seus parceiros para melhorarem pormenores identificadas no processo de avaliação”.

Aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, distrito de Coimbra
Aldeia de Ferraria de São João

“É com grande satisfação que saudamos o reconhecimento mundial atribuído hoje pela Organização Mundial do Turismo às aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João. São, cada uma à sua maneira, dois destinos extraordinários do Centro de Portugal, que mostram a enorme diversidade que é característica intrínseca desta região. Estão de parabéns a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, pelas candidaturas apresentadas, assim como merecem todas as felicitações os municípios do Fundão e de Penela”, salienta Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Visitar Castelo Novo é efetuar uma inesquecível viagem no tempo, numa aldeia mística, integrada numa paisagem belíssima; percorrer as ruas da Ferraria de São João é conhecer uma aldeia do xisto comunitária, invulgar e genuína. Cada uma à sua maneira, são destinos turísticos de exceção, agora reconhecidos pelas Nações Unidas”, acrescenta.

Publicidade